expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Trecho do livro "Em busca do sentido da vida"

Esse livro conta a história de um professor de História que teve a oportunidade de alterar o rumo da sociedade. Ele era um colecionador de lágrimas, que teve a chance de se tornar um colecionador de esperanças. A história se desenvolve exatamente no âmbito da segunda Guerra Mundial. E nas palavras do Augusto Cury:

"Os livros de história têm uma dívida impagável com a realidade crua experimentada pelos atores que respiraram os fatos."





Esse trecho foi marcante pra mim:

" ... Ao olhar nos olhos abatidos das pessoas ao seu redor, alguns eram médicos, comerciantes, advogados, mães, pais, crianças, enfim, gente inocente, e sua fé se perturbava muitíssimo. Dizia para si:

-Porque meu Deus? Porque tanta violência?

No final de sua viagem começou a entrar no terreno do ateísmo, como não poucos dos que passaram por tais atrocidades. Indagava-se, num tom baixo:

-Onde está Deus? Deus não pode existir! Se existisse, não admitiria esta violência!

Um senhor idoso, de uns 70 anos, brilhante médico e que estava quase desfalecendo, ouviu suas palavras e o abalou com o que lhe disse:

-Se Deus não existir meu filho, os sociopatas que feriram a humanidade venceram.


-Porquê? - indagou Júlio Verne com lábios secos, destituído de fé.

-Para quem sofre grandes injustiças e dores insuportáveis, crer em Deus... torna-se o fenômeno mais lógico da mente humana, meu filho.

-Como assim? - indagou o professor, perplexo diante do homem quase desfalecido.

E, abalando um dos mais notáveis intelectuais do século XXI, o misterioso médico completou:

-Se Deus não existir, ninguém cobrará a crueldade dos sociopatas nem aliviará a dor dos feridos... Mas, se Ele existir, a alma é real e imortal, e a vida, por mais curta ou longa, tornar-se-á um pequeno texto... e a morte, por mais violenta que seja, se converterá apenas numa virgula.

-Uma vírgula?

-Sim! Pois o texto continuará a ser escrito na eternidade... Cedo ou tarde a justiça poderá ser feita. Hitler e seus asseclas serão punidos.

Ao dizer essas palavras, o idoso homem expirou. E parecia sorrir ao se despedir da vida. O professor, completamente atônito, tentou segurá-lo com suas mãos, mas não tinha forças. Algumas pessoas ajeitaram o corpo num canto do vagão.

Nada alimentou tanto a fé de Júlio Verne do que as palavras daquele homem. E ele as guardou como pérolas em seu espírito. Parecia um anjo que o retirara do inferno emocional. Mais uma vez o colecionador de lágrimas tornou-se um colecionador de Esperanças. Faltavam duas horas para chegar a Auschwitz, mas não foram as horas mais tristes. Tais palavras mexeram com o imaginário de Júlio Verne, que começou mais uma vez a sonhar com Kate. Pensou no filho que ela gestava, e fazia-lhe juras de amor. Talvez estivesse delirando, mas nada lhe foi tão agradável."

Pg. 140 - 142. 

2 comentários:

  1. Já li Colecionador de Lágrimas, um dos melhores que já li.
    Ameeeeeeeeei seu blog, de verdade, é muito lindo! Parabéns

    www.diarioingenuo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg Biia *-* Ownt, seu blog é lindo de paixao tb! Eu sou apaixonada pelos livros do Augusto Cury! E esse foi o meu favorito s2

      Excluir